quinta-feira, 28 de maio de 2009

O Baile do Kraken ou Destino Errante

Victor Rocha Nascimento

Só resta navegar;
E para que viver em um mundo cheio de certezas e de verdades prontas? De que serve viver se equilibrando entre dogmas e paradigmas se podemos brincar de descobrir nossas próprias verdades?
Mais vale é navegar, viver sem saber o que está para surgir num próximo horizonte. Esbarrar em toda ilha, toda alma e toda história perdida pelo mundo, aprender tudo sobre elas e cavar bem fundo até que se seja surpreendido por um novo tesouro.
Resta navegar para entender;
Entender que, na vida, as certezas se comparam ao ritmo das águas e, em um dia salgado de chuva, podemos terminar no fundo do oceano. O ar nos falta e morremos junto com as esperanças, até que aprendemos a boiar. Navegando, como na vida, não se pode deveras encontrar um início ou um fim.
Navegar é viver, realmente;
Se se entregar à coreografia das águas, que sempre dançam no ritmo dos cantos das ninfas sereias, restará gozar do belo até a morte. Notamos, sempre muito tarde, que nos envolvemos tanto com sua música, que já não temos controle para respirar. Os pulmões vazam no encontro com o silencio.
Nos resta respirar aventuras;
Viver da busca do desconhecido, navegar para explorar. Não temer as ondas, os cantos, as doenças ou os monstros. Navegar é sempre se deparar com um novo horizonte na morte de um anterior. Pouco do que era certo há algumas horas ainda existe. Devemos sempre encontrar um meio de agarrar o novo para tornar as perdas mais suportáveis.

Navegar é dançar com um Kraken ao som das belas sereias, de olhos bem apertados mas de coração aberto, ainda que por estar rasgado.
Só resta navegar, porque viver não tem sentido se esperarmos por um.
Deixo que a corrente do mar dite o meu caminho, que o incerto me complete com respostas. Depois de sobreviver a tantas tempestades, aprendi a não reclamar.

6 comentários:

Unknown disse...

Muito bom texto. Acho, entretanto, que ficaria melhor em poesia do que em prosa.

Anônimo disse...

eu n sei o q comentar...
mas o texto esta mt bom, por mais q eu fale eu sei q vc acredita...

um dia vc vai entender q eu n minto pra vc xD


ps: qnt vale esse?!


lala

lais disse...

eu n me lembro mais o q escrevi no outro... mas vamos la xD

eu discordo... gosto dele em prosa, mais do q eh poesia.. esta otimo assim :P (nada pessoal gabriel)

apesar de vc n acreditar em mim... sim, eu GOSTEI do texto!!!

eu n minto pra vc :D

beijos

Pri Sousa disse...

Gostei do texto Victor...
Navegar é não ter medo de naufragar e confiar na bússula que o orienta; o feeling! =p

Jess Weiss disse...

Amei o texto! Muito...inspirador!

Jess Weiss disse...

me lembrou essa música:

LÁ VOU EU COMO UM BARCO
SEM UM RUMO E SEM FAROL
QUANTOS MARES EU VEREI
E QUANTAS LUAS RUBRAS, DEPOIS DO SOL

=D