quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Assassinato na Colômbia se torna estopim para movimentos a favor da sentença de morte.

Victor Rocha Nascimento

O assassinato do bebê Luis Santiago, na Colômbia, comove o povo do país e reforça o pensamento de que as punições legislativas não são suficientes. Movimentos são formados para reivindicar a lei de pena de morte para assassinos e pedófilos.
No início acreditava-se que a morte de Luis Santiago, de 11 meses, havia sido causada por um descuido alimentar, porém os investigadores chegaram à conclusão de uma morte proposital, causada pelo próprio pai do menino que o via como um problema dentro de seu caso amoroso.
Orlando Pelayo Rincón, 50 anos, acreditava que para manter seu romance teria que esconder seu filho de sua nova namorada. Percebendo que ela já desconfiava que houvesse uma criança sendo escondida, Orlando se viu convencido a se desfazer de seu filho. Poucos eram capazes de imaginar que poderia ocorrer uma atitude tão desumana e covarde.
Este caso emocionou todo o país e até mesmo o presidente Álvaro Uribe se indignou, classificando o fato ocorrido como "atroz" e disse que coisas assim são um afronte a todo o país, porém o presidente faz questão de afirmar que é contra quaisquer tipos de movimentos que lutam pela aceitação da pena de morte.
O impacto foi de tamanha repercussão que a população já parece decidida a não voltar atrás. cada instante novos pedidos e protestos são feitos visando a criação da lei de pena de morte ou no mínimo prisão perpetua para este tipo de situação.
O fato despertou na memória do povo o caso de Luis Alfredo Garavito, um assassino serial que abusou e matou 176 crianças entre os 6 e 16 anos. Se somarmos todos estes crimes, resultaria em mais de 1000 anos de prisão, porém a pena máxima no país é de 40 anos, na Colômbia não ocorre acumulo de sentenças e de acordo com que o sentenciado colabora na recuperação dos corpos e tem boa conduta a sentença é drasticamente reduzida. Ao ser capturado, Garavito teve sua sentença rebaixada a 11 anos.
Estes episódios fazem com que o povo colombiano se sinta injustiçado e no momento em que a morte do pequeno Luis Santiago foi confirmada, a redação do jornal El Tiempo foi bombardeada por pedidos pela punição com pena de morte e prisão perpétua para casos envolvendo crianças. Cerca de 1000 e-mail foram recebidos, todos muito semelhantes e com o interesse comum de criar esta nova lei. [>matéria<]
Este fato se assemelha muito com o fato ocorrido no Brasil a cerca de um ano e meio na capital do Rio de Janeiro. O menino João Hélio Fernandes, de 6 anos, morto após ter sido arrastado por sete quilômetros, comoveu todo o país que ainda hoje se comove e se sente indignado, rendendo pedidos de punições mais severas aos crimes cometidos no país.
No caso Brasileiro, um dos criminosos era menor de idade e isto levou a maioridade penal a ser reduzida para os 16 anos, porém quando tragédias desta proporção acorrem muitos se perguntam se a opção de uma sentença de morte seria a melhor saída. Com tudo isto o Brasil pode ver que não está sozinho neste dilema e podemos avaliar junto com outros países o que seria de real eficácia para que se evite novos incidentes parecidos com estes.

4 comentários:

Anônimo disse...

Que absurdo.
Boa Matéria mlq

Anônimo disse...

muito boa a matéria =)

sou contra a pena de morte

mas, tão importante quanto difícil, é pensar em uma solução q evite esses crimes

Anônimo disse...

É, realmente, um absurdo tudo isso! Além da pena não ser cumulativa na Colômbia, ainda conseguiram diminuição no caso do Garavito? ¬¬ Incrível mesmo...

Nossa... Confesso que não sabia desse novo caso na colômbia... Quando aconteceu? "/

Mas, falando da pena de morte, tem que falar que sou, definitivamente, contra. Acho injustificaável quaisquer ações contra a vida de um homem - seja ele quem for! Ninguém tem o direito de decidir quem vive e quem morre, mesmo em relação a alguém que tenha 'pensado' ter esse direito sobre alguém (ih! deu pra entender?! ^^')

É isso... Victor... Faço minhas as palavras dele aí em cima...
"Boa Matéria mlq" xD

Bjs!
;**

LaW disse...

Te felicito!!! estás haciendo un trabajo muy interesante en este blog.
Es muy importante que estemos enterados de lo que pasa en el mundo entero para tener una visión más objetiva del mundo en el que vivimos.
Me gusta en especial que hayas tocado este tema de Colombia porque es un problema mundial. En todos los países hay personas que se creen con el derecho de atentar contra la vida de los demás, y es más cruel aún, cuando lo hacen encontra de seres indefensos que no tienen forma de protegerse. Pero lo peor es que en estos casos la ley es excesivamente injusta, y ni los gobiernos ni las sociedad hacen nada para intentar remediar lo que está pasando.
Sigue escribiendo!!! me gusta mucho este blog!!!!