quinta-feira, 2 de outubro de 2008

O projeto para a formação de um "novo Big Bang" inicia bem e promete uma revolução científica

Victor Rocha Nascimento


Um experimento inédito, na fronteira da França com a Suíça, que tenta recriar o Big Bang, poderá provar que todas as cosias do universo são compostas por massa e ainda servirá para a investigação da existência outras dimensões espaciais alem das três conhecidas.
O LHC (Grande Colisor de Hádrons) é um acelerador de partículas que terá a função de recriar os efeitos causados pelo Big Bang afim de investigas a criação do universo. A Máquina, que levou 20 anos e mais de 30 bilhões de euros para ser feita parece estar perto de dar resultados.
Muitos tinham medo de que os testes desta máquina levassem à construção de um buraco negro na terra ocasionando o fim do mundo, porém nos primeiros testes nada disso aconteceu e segundo os cientistas responsáveis, nunca ocorrerá.
O invento consiste em um anel de 26.259 metros de circunferência que é resfriado a -271ºC, onde, por meio de imãs, os cientistas conseguem fazer com que prótons (cargas positivas que compões os átomos) correm através de toda a circunferência acelerados muito próximos à velocidade da luz. Cada carga corre para um sentido diferente e ao colidirem uns com os outros criando princípios de partículas elementares. Para que ocorra o processo, cerca de 200MWts por hora, ou seja, o mesmo que é utilizado para abastecer uma cidade como Curitiba, o que não seria uma grande perde já que os resultados das pesquisas proporcionadas por ele poderiam gerar a formação de novas partículas, que até hoje só existem na teoria. O Projeto então seria uma das maiores revoluções cientificas, se não a maior, pelas quais o mundo já passou.
Alguns crêem que o homem está se metendo com coisas que não deveria e que se continuarem as pesquisas o mundo sofrerá com suas conseqüências, este é o caso de alguns seguimentos religiosos e dos seguidores da Teoria da Destruição do Universo. Para os cientistas é o início de uma nova era global. Nos resta esperar o melhor do futuro e que se resolva este nosso destino errante.





2 comentários:

Anônimo disse...

Victor
pode-se concluir que através de seus comentários, abre-se um novo canal para conhecimento, de diversos assuntos, dos quais, seja em relação ao Brasil e ou ao mundo, temos a oportunidade de analisar, refletir e conhecer a respeito de fatos, dentre uma diversidade muito interssante, e que nos faz pensar e não somente seguir o seu pensamento, pois sua linha literária, proporciona ao leitor, a possibilidade de pensar e gerar seu próprio modo de ver e refletir cada questão a partir das informações, fontes de pesquisa e condução das mensagens.
persista, continue seu papel na divulgação de temas, assuntos e problematizações, será de fundamental importância, mitigando as dificuldades do cidadão (leigo) a despeito de muitas variantes da contemporaneidade. Parabéns. (DVR)

Jess Weiss disse...

Esse acelerador de partículas, o qual acaba por formar a antimatéria, fica em Grenoble, onde eu fiquei na França xD
hehehehe