sábado, 4 de outubro de 2008

A moda da "Roda" toma conta das universidades do Rio de Janeiro

Victor Rocha Nascimento

Vem tomando espaço nas principais universidades do estado do Rio de Janeiro uma antiga brincadeira envolvendo perda e ganho de dinheiro fácil. A Roda da Fortuna causa uma grande euforia com a promessa de multiplicar até em oito vezes o dinheiro dos participantes, porém, a brincadeira sempre acaba por prejudicar grande parte deles.

O jogo inicia-se com uma pessoa (ponta) que convida outras duas de sua confiança e que convidam mais duas pessoas e assim sucessivamente. À medida que o numero de jogadores aumenta e chegam a quarta rodada ( 15 participantes), uma certa quantia de dinheiro, previamente combinada, dos recém chegados é transferida ao fundador do jogo. Depois disto, a cada rodada, os níveis inferiores recebem a mesma quantia de uma nova base que se forma, já que o numero de participantes dela sempre dobrará.

Cada convidado, para participar, deve chamar mais dois que invistam a mesma quantia, o que faria o jogo se tornar interminável. Porém isso se torna impossível no momento em que os novos jogadores não conseguem cumprir a promessa de trazer outros e a "roda quebra". Neste momento os últimos a entrar no jogo não têm como receber o dinheiro prometido e acabam tendo prejuízo.

Esquema em Pirâmide



“A questão é saber quando entrar. É complicado saber em que rodada está, mas você tem que entrar quanto tiver certeza que ainda vai demorar para quebrar, se não tiver é melhor não participar, ou você só vai perder dinheiro.” comenta um estudante da PUC-Rio, que preferiu não se identificar.
Este mesmo método de dinheiro fácil já foi capaz de ruir com as estruturas da Albania e, por pouco, não derrubou o governo do país no ano de 1997. Mais de 15% da população aderiu a movimentações financeiras conhecidas como "esquemas em pirâmide" ou "correntes". Os cidadãos eram incentivados a investir o que seus salários em fundos que resultariam em lucros inacreditáveis. Quando os fundos para investimentos acabaram, os cidadãos perderam seu dinheiro e a multidão se rebelou contra o governo.

Já é matematicamente comprovado que o esquema da Roda da Fortuna é impossível de dar certo e que não tem como durar por muito tempo. Na rodada de numero 24, a roda já contaria com 25.165.819 participantes, o que corresponde a mais do que a população do Rio de Janeiro. Além de grandes prejuízos que o jogo pode causar para os integrantes da base no momento em que a roda quebra, ele é um perigo constante, também, para o criador da brincadeira. No momento em que uma pessoa toma o dinheiro de outra com uma promessa de retorno e sabe que o jogo é fadado ao fracasso, está cometendo crime de estelionato.

"Acho que é a típica bola de neve dos jogos de azar. Alguém sempre sai perdendo. A roda aumenta exponencialmente e, mesmo que nunca quebrasse, acabariam as pessoas que poderiam jogar. Acho que é velha história da ilusão do dinheiro fácil através de jogos. Pelo que me parece é um jogo viciante e perigoso.", afirma a estudante de comunicação Jessica Cezar, que já foi por vezes convidada à entrar para a roda.

A pratica da Roda da Fortuna pode ser apenas um modismo, porém deve ser controlado já que poderá resultar em grandes problemas, principalmente para seus próprios participantes.

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito obrigada... Agora oo que estou ciente disso hauahua n correrei mais riscos de entrar na roda O.o q bom agora u.u me sinto bem mais segura ahuahuahuahuahau weeeeeee